domingo, novembro 13, 2005

Comemorações

Ao ver espalhados pela cidade, montanhas de cartazes a anunciar a celebração dos 250 anos do terramoto de Lisboa de 1755, confesso que fiquei um tanto ou quanto abazurdido.
O quê, pensei, esta gente quer fazer a celebração de um terramoto? Querem comemorar uma das maiores catástrofes que aconteceram em Lisboa? Esta gente está doida, ou quê? Se calhar, a seguir, até são capazes de quererem comemorar o incêndio do Chiado. Ou até as grandes cheias de Lisboa de 1969. Não, não acredito...

Mas antes que passasse a escrito a minha surpresa, quiçá a minha indignação, tratei de consultar o dicionário para saber quais os diversos significados da palavra comemoração.
E o dicionário “respondeu-me” que o termo pode querer dizer:

- acção de comemorar
- celebração
- recordação
- memória
- lembrança
- preceito em homenagem ou memória de pessoa ilustre ou de facto histórico
importante

Bom, fiquei muito mais descansado. Os promotores da celebração tinham empregue a palavra correctamente. Não pretendiam comemorar (no sentido de celebrar) o terramoto, pretendiam, antes, comemorar (lembrar) a tragédia.

Ainda assim, e para o meu gosto, preferiria que nos anúncios a um evento deste tipo, usassem a palavra memória (quando muito recordação) dos 250 anos do terramoto de Lisboa. Porque, meus amigos, para mim celebração é festa, é alegria.

Como se sabe, a língua portuguesa, para além de traiçoeira, é muito rica e as palavras a usar têm que ser aplicadas criteriosamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me muito bem disto. Lindo