quarta-feira, janeiro 11, 2006

O Meu Aniversário


Justificações para tamanha ausência – parte VI

A comemoração do meu dia de anos é, de facto, uma razão de peso para fazer uma paragem, não acham? Como, quantos anos fiz? Não, isso não digo, aliás, não se perguntam os anos a um senhor. Nem isso interessa. O que interessa é que em 28 de Dezembro foi o dia do meu aniversário e eu sempre gostei de comemorar esse dia.

Ao longo dos anos, comemorei-o sempre em casa dos meus pais, com festinhas que eles sempre fizeram questão de me proporcionar, desde pequenino até ao momento de sair de casa para casar. Depois as festas acabaram mas não acabou o meu gosto por festejar o aniversário. Sabendo embora, que todos os anos vou envelhecendo um pouco mais, mesmo assim, continuo a gostar muito de fazer anos, continuo a gostar muito que me dêem os parabéns (logo de manhã de preferência) e continuo, também, a gostar muito de receber prendas, se possível, no próprio dia do aniversário.

Há pessoas que não ligam muito ao seu dia de anos, mas não é o meu caso. Como perceberam, eu gosto mesmo. Talvez fosse natural que, com o tempo, pudesse, hoje, ter pena por já não ter as festas animadas e as mesas repletas de acepipes de outros tempos. Talvez pudesse estar um tanto ou quanto desinteressado porque já partiram muitos dos que me apaparicaram nesses dias. Talvez eu pudesse sentir-me, agora, um sobrevivente de mim mesmo. Mas não, com outras pessoas e noutro tempo, continuo hoje a gostar tanto de fazer anos como outrora e a não dispensar os presentes, o bolo do aniversário, o champanhe e as saúdes à minha saúde e aos que me estão mais próximos.

“Hoje já não faço anos. Duro” ... dizia um belíssimo poema de Álvaro de Campos.

Embora sem a beleza poética do Pessoa, eu comporia o texto de uma outra maneira:

“Hoje continuo a fazer anos. Porque continuo a viver ... e porque gosto”

Amanhã falaremos sobre a sétima razão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!

Que dures muitos e bons anos. É bom ter-te por cá.

zeboma disse...

Tenho pena de não ter sabido antes para lhos poder desejar no próprio dia (e de manhã!...), mas aqui ficam os meus parabéns para o meu querido colega "bloguista e voluntarista".