domingo, fevereiro 05, 2006

O ovo e a galinha

Sempre tive alguma dificuldade em resistir a um desafio. Penso que é uma questão de temperamento. Por isso, quando “porcos no espaço” lançou um grito de desespero, logo saltei a terreiro e, qual super-homem, lancei-me velozmente ao encontro de quem manifestava tanta inquietude.

Mas o grito lancinante que procurava desesperadamente uma resposta para a velha questão de se saber quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha – tão velha, de resto, quanto a outra do copo meio cheio ou meio vazio – provocou-me um arrepio.

É que não faço a mínima ideia de quem apareceu primeiro. Mas, como acontece com a generalidade dos portugueses, isso não me impede de dissertar sobre o assunto.

Há séculos que as pessoas se encantam, se perturbam e se interrogam sobre esta questão mas, quanto a respostas, nenhumas. Apenas meras conjecturas e nada mais.

Cá para mim, o ovo foi o começo de tudo, muito embora eu não saiba como justificar esta minha opinião. Chamemos-lhe pressentimento, ou talvez lógica. Afinal como é que nascem as galinhas? Dos ovos, não é?

Por outras razões, aliás bem mais razoáveis, os cientistas do National Geografic também são de opinião de que o ovo nasceu primeiro que a galinha. E a sua justificação é simples. Dizem eles que os répteis já punham ovos muito tempo antes de existirem galinhas, e a primeira galinha nasceu de um ovo posto por uma ave que não era propriamente aquilo a que hoje chamamos uma galinha.

É claro que haverá por aí muita gente que não terá qualquer problema em afirmar precisamente o contrário. Dirão que se trata de uma tese perfeitamente estapafúrdia porque, quem se der ao trabalho de ficar de plantão num galinheiro, verá que só depois da galinha chegar é que vem o ovo.

E se calhar, são capazes de ter também razão. Mas eu ainda tenho uma história, quiçá uma lenda, que poderá servir como meu argumento de choque:
Ao que parece, quando Deus quis fazer o galo e a galinha, inesperadamente, o ovo antecipou-se. Como o plano previsto não fosse aquele, Deus pediu a uma pomba para chocar o tal ovo. A pomba, embora contrariada, anuiu e após alguns dias, nasceu um pintainho que, para a alegria geral e alívio de Deus, era uma galinha.

Como vêem, mais uma vez o ovo veio à frente da galinha.

Mas já que falamos de ovos e de galinhas, quero fazer-vos um aviso: “Não contem nunca com o ovo que está no cu da galinha”. É que, dizem, existiu realmente uma galinha que punha ovos de ouro. Mas a cobiça humana foi mais forte que a sensatez. A ambição foi a tal ponto que abriram a galinha e tentaram retirar todos os ovos de ouro que ela teria no seu interior. Só que os ovos ainda não estavam prontos e a galinha morreu. A partir desse momento, nenhuma outra galinha no mundo voltou a pôr ovos de ouro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que atenciosos, os comentadores deste blog, que ao saberem que o debate deste tema-enigma foi proposto por mim, esperaram que eu fosse o primeiro a avançar.


Bom, a minha teoria não é mais do que isso: uma simples teoria. Ou uma teoria simplista, dado que não tem qualquer fundamento científico.

Sigam-me: Quem apareceu primeiro? OVO ou GALINHA?

Resposta (ou apenas forte hipótese): a galinha.

Para haver um ovo, seria necessário ter havido antes uma galinha que o tivesse posto. Não havendo galinha, também não há ovo. E os ovos não nascem de geração espontânea. Claro como água.

Pondo de parte qualquer explicação de fé, isto leva-nos a experimentar a segunda opção científica. Ou seja, se não foi o ovo o primeiro a chegar... só pode ter sido a galinha.

"E quem pôs o ovo de onde saíu a galinha?" - perguntam vocês em uníssono.

"Por que razão tem uma galinha de sair forçosamente de um ovo?" - respondo eu.

Se o Homem evoluiu do macaco, se a ovelha evoluiu do golfinho (sim, eu vi um documentário que praticamente provava esta teoria), se tudo quanto é ser vivo - e não-vivo, como rochas - teoricamente evoluiu de outro, por que razão não terá a galinha evoluído ao longo de milhares (talvez milhões) de anos de outro animal qualquer?

Por que razão fechamos a nossa mentalidade em torno do velho mito "galinhas só em ovos"? Recuso-me. Para mim, a galinha evoluiu a partir, por exemplo, de uma amiba com penas (a única do grupo, autenticamente fã de Village People).


Repare-se quando esta questão é colocada, pensa-se sempre em ovos de galinha, nunca de avestruz nem de dinossauro - estes, bem mais antigos. Os ovos de galinha surgiram da galinha, que surgiu de outro lado qualquer. Até pode ter surgido do ovo de um dinossauro, talvez fruto de algum caso extra-conjugal daquele imponente mamífero.


Mas quando se fala em ovos de galinha, então aí não me restam grandes dúvidas.