quarta-feira, março 29, 2006

No mundo do fantástico


Se calhar para a maioria das pessoas, o nome de Tim Burton não dirá grande coisa. Confesso que para mim também não me dizia rigorosamente nada até há bem pouco tempo. E foi por influência do meu filho que fui levado a conhecer um pouco da sua obra.

Tim Burton nasceu em 1958 e é um produtor e realizador de cinema e escritor. Mas, para além disso, atrever-me-ia mesmo a dizer que Tim Burton é um excêntrico e um criador de um universo que engloba estranhas criaturas, onde alia o sonho ao macabro.

Da sua cinematografia vi apenas “O Estranho Mundo de Jack”, que considero um extraordinário filme, onde a magia e a fantasia são acompanhadas por uma fabulosa banda sonora e, dos seus livros, só li “A Morte melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias”.

É precisamente deste livro que escolhi um poema de sinistra comicidade, intitulado “A rapariga com muitos olhos”, que gostaria de partilhar convosco.


Um dia no jardim
Fiquei muito espantado:
Encontrei uma miúda
Com os olhos por todo o lado.


Era de facto encantadora
(e também assustadora!);
E, porque tinha boca para falar,
Pusemo-nos a conversar.

Falámos sobre flores
E das suas aulas de poesia,
E dos problemas que teria
Se tivesse miopia.

É óptimo namorar
Alguém que tanto nos olha,
Mas se desata a chorar
Apanhamos uma molha

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste teu momento "Professor Marcelo" só faltou referir um detalhe importantíssimo. É que 90% dos filmes do Mestre Burton têm música - e que música! - de um outro grande senhor, chamado Danny Elfman.

Sem ele, um filme de Tim Burton é apenas meio filme.