quinta-feira, agosto 10, 2006

Sorrisos

Quase de partida para férias, e de certo modo, para compensá-los (???) pela minha ausência, pensei em dirigir-vos um amplo e franco sorriso. E mais do que isso, achei que deveria ter como resposta muitos sorrisos vossos (para me compensarem igualmente da vossa ausência), pelo menos tão rasgados como aquele que eu vos envio agora (em pensamento). E um sorriso porquê? Em primeiro lugar porque o sorriso é um sinal de comunicação com um sentido universal que pode expressar alegria, felicidade, afeição, gentileza e amizade, muito embora eu conheça alguns sorrisos que não me inspiram a menor confiança. Mas, também, um sorriso porque, soube-se agora, os sorrisos podem ter efeitos terapêuticos em pessoas depressivas. E eu gostaria muito que problemas desse tipo nunca nos viessem bater à porta. Por isso, SORRIAM.
Segundo a imprensa noticiou esta semana, os sorrisos, sobretudo os femininos, têm efeitos terapêuticos em pessoas depressivas. As conclusões são de um estudo científico inédito, liderado por um investigador português, e efectuado entre 2003 e 2006.

Para a realização deste trabalho observaram-se 160 pessoas em estado de depressão, de ambos os sexos, com idades entre os vinte e cinco e os sessenta anos, tendo-se concluido que os sorrisos "largo" (quando os lábios deixam ver os dentes) e "superior" (que mostra apenas os dentes de cima) são os de maior efeito terapêutico.

De acordo com avaliações trimestrais do estado dos pacientes, verificou-se que, perante a exibição dos tipos de sorriso largo e superior, estes passaram a valorizar mais os pensamentos positivos do que os negativos.

Foram também constatados efeitos terapêuticos do sorriso em função da idade, com o registo de índices de franca melhoria do estado de saúde mental na faixa etária dos 45-60 anos, em comparação com o grupo dos 25-44 anos.

Temos, pois, todos os motivos para sorrir. Atenção, não estou a falar de um esgar ou do “sorriso de Mona Lisa” (o do quadro, não o filme), estou a referir-me mesmo ao SORRISO. Então, vamos SORRIR?
Termino com uma frase que vi algures num calendário antigo, tipo “borda d’água”:

"Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e... não se irrite, sorria".

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boas férias e um sorriso de orelha a orelha.
Beijinhos

Anónimo disse...

este é para ti


http://criscantante.blogs.sapo.pt/arquivo/porco.jpg