quinta-feira, dezembro 28, 2006

Parabéns a Você

Hoje sinto-me completamente à-vontade. Como anunciei que só regressaria no dia 8 de Janeiro, tenho a certeza que ninguém se lembrará de espreitar este cantinho para ver se, entretanto, houve alguma novidade. Porque é que haveria?

Posso, portanto, escrever o que me apetecer, sem sequer me preocupar com o estilo ou com o conteúdo. Hoje, e porque FAÇO ANOS, escrevo apenas para mim e a mim dedico uma poesia do poeta João de Deus.

Aliás é uma poesia cujos versos, sobretudo os primeiros, se costumam declamar (declamar é capaz de ser exagero, talvez dizer) sempre que um amigo “cai na asneira” de aniversariar.

É uma poesia que, de alguma forma, todos conhecemos (pelo menos os mais velhos), e que, se calhar, alguns de nós até a souberam de cor e a declamaram alguma vez.

A minha mãe adorava-a e, invariavelmente, em todos os dias 28 de Dezembro, recitava-a entusiasmada - dedicando-a a mim, naturalmente - com uma alegria bem patente nos seus olhinhos envelhecidos mas brilhantes, que reflectiam toda a felicidade.


Então, de João de Deus,

“Dia de Anos”


Com que então caiu na asneira
De fazer na quinta-feira 25 anos,
Que tolo
Ainda se os desfizesse
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui no ano passado
No que vem agora aposto
Como tomou o gosto
E faz o mesmo coitado

Mas anos não caia nessa
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira
E fá-los queira ou não queira


Parabéns, demascarenhas, por mais um aniversário. Não, certamente, os 25 anos que refere a poesia mas, o que é que isso interessa? Ao fim e ao cabo, o que tem piada, para além do dia propriamente dito (que já aqui disse que gosto muito de comemorar, e de receber cumprimentos, e de receber prendas e de brindar a mim e a todos os que me são próximos), é que nunca me tinha dado Parabéns a mim mesmo. Alguma vez teria que acontecer. É a vida!

4 comentários:

Porcos no Espaço disse...

Isto declamado tem outro sabor.

Muitos Parabéns!

Anónimo disse...

Ah! Enganou-se...! Há malta que é persistente e vem cá na mesma! Mais uma vez, parabéns! Já passou um dia, é certo, mas não importa. E daqui a pouco há mais! Beijocas.

Anónimo disse...

Oh demascarenhas tu és um grande manganão! Olha se eu não fosse desconfiado e teimoso (e parece que há mais gente assim) e só voltasse ao blog lá para Janeiro, lá se ia a poesia e a possibilidade de te enviar os meus votos de MUITOS PARABÉNS.

Um Bom Ano Novo para ti e para os “habitués” do “Por Linhas Tortas”

Anónimo disse...

Sem grandes esperanças de lá encontrar coisas novas, resolvi passar pelo blog e ainda bem. Mesmo com uns dias de atraso, desejo-lhe muitos parabéns pelo aniversário (e vão quantos?) e aproveito para lhe desejar também um bom ano de 2007. Beijinhos.