terça-feira, fevereiro 27, 2007

Lengalengas


Hoje lembrei-me de vos fazer uma pergunta difícil. Por acaso, sabem o que é uma lengalenga? Se calhar o nome não vos é estranho, mas a maioria de nós, não faz a mínima ideia do que é isso.

Mesmo para aqueles que conhecem o termo, não existe um consenso quanto à sua definição. Enquanto que, segundo o dicionário, uma lengalenga é uma narração fastidiosa e extensa, para outros, lengalengas são jogos de palavras com rimas e ritmos surpreendentes, que registam uma espécie de cumplicidade entre adultos e crianças e onde a diversidade do sentido das palavras e das frases fazem, por vezes, de textos divertidos, quebra-cabeças sem saída.

Vejam, pois, um exemplo de uma lengalenga:

Pomba, laranja,
Lima, limão,
Café, cacau,
Pimenta, colorau

Tropecei na roseira,
Quebrei-lhe um galho,
Segura-me o braço,
Se não, eu caio!


Outra lengalenga:


Pato, parreco, caiu ao rio,
Foi para casa a tremer de frio,
Foi ao doutor, deu-lhe uma dor,
Foi ao tendal, foi-se-lhe o mal!

Mais uma:


Somos sete em geração:
O primeiro é pateta,
O segundo é anão,
O terceiro é careca,
O quarto é surdo-mudo,
O quinto é desdentado,
O sexto é barrigudo,
O sétimo é chanfrado.

Destes sete que nós somos,
Ainda sou o mais perfeito,
Se não fosse ser marreca,
tinha sido o mais direito!



Ainda outra lengalenga, aliás, das que mais gosto:


O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu ao tempo,
Que o tempo tem todo o tempo,
Quanto tempo o tempo tem!

7 comentários:

Anónimo disse...

"mas a maioria de nós, não faz a mínima ideia do que é isso"?!
Não projecte a sua ignorância nos outros. Lá porque não sabia, não significa que a maioria não saiba. Eu penso que a grande maioria das pessoas sabe pelo menos um dos seus significados.
E os inquéritos que o inesc fez relativos a esta questão confirmam a minha opinião.

Anónimo disse...

Foi, evidentemente, uma petulância da minha parte, partir do princípio que a "maioria de nós" não fazia a mínima ideia do que era uma lengalenga. Penitencio-me por isso.

Mas porque não fazia a mínima ideia que o INESC, que eu julgava ter como estratégia e objectivos fundamentais a excelência científica e tecnológica, o mérito económico e a sustentabilidade e crescimento, se tinha interessado tanto por esta problemática, e porque algumas pessoas que contactei, essas sim, só conheciam vagamente o termo, parti do princípio - ERRADAMENTE, reconheço agora - que muitos, a maioria talvez, não soubesse muito bem o que eram as lengalengas.

As minhas desculpas a todos e espero que apreciem as lengalengas que publiquei neste texto.

Anónimo disse...

Boa preparação para avozinho...

Anónimo disse...

estas ai a falar !! sabes se nós sabebemos o que são lengalengas!

Anónimo disse...

deves pensar que es muito inteligente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se calhar ate tiraste todas as informações da internet

Anónimo disse...

bunda da tua mãe é que eu não sei o que são
lengalengas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Eu sempre usei "lengalengas" nas minhas aulas na Educação Infantil e na Educação Física, no entanto eu também não tinha ideia que tinha esse nome e nem uma historia por trás dessas repetições simples e de grande valor cultural. o mais interessante é que a maioria dos profissionais da educação que comento e compartilho essa descoberta tardia sobre as lengalengas se mostram surpresos e também "ignorantes" sobre o tema.