quarta-feira, outubro 10, 2007

Adeus “Marrachinho”


Para além dos morgadinhos e de todas as especialidades doceiras à base da amêndoa, do figo e da alfarroba, do peixe que ainda se vai encontrando fresco como se tivesse acabado de sair do mar, e das praias cuja temperatura das águas, apesar de tudo, são convidativas, o Algarve tinha até agora duas marcas genuínas, tipicamente da região, que faziam os meus encantos. As cadeias de supermercados “Ali-Super” e “Marrachinho”.

Não me recordo se algum dia entrei nalgum deles, se eram bons ou se tinham os produtos mais baratos ou não, mas tinham, de qualquer forma, uma ligação muito forte com o Algarve e com as suas gentes.

Pois esta última, o “Marrachinho” vai desaparecer do mapa até ao final deste ano, na sequência da compra desta rede pelo grupo francês “Os Mosqueteiros”, detentora das marcas “Intermarché” e “Ecomarché”.

Não sei se este negócio é a resposta à compra dos franceses “Carrefour” pela Sonae, mas sei que se vai perder mais um símbolo regional algarvio.

E a verdade é que já começo a ter saudades dos “Marrachinhos” ...










1 comentário:

zeboma disse...

O Marrachinho também me traz muitas saudades e boas recordações. Acho que só entrei no de Tavira, e não me lembro se era caro ou barato, mas era um "conforto" saber que por todo o Algarve, quando chegava mais um Verão, lá estavam eles à nossa espera... E o nome, a sonoridade... "Marrachinho"... uma delícia...
Os Marrachinhos (supermercados) já são um sinal de modernidade, já não são a mercearia da esquina...
Mas a globalização traz toda uma "profissionalização da coisa"... códigos de barras, balanças electrónicas... caixas q fazem o troco automaticamente (já nem as somas e subtrações se "treinam")...
Eu que aqui no Canadá ainda nem um supermercado encontrei... é tudo "grandes superfícies" (mais a dar para o enorme)... tenho saudades do meu supermercado, o Super Escolha, mesmo de frente à minha casa nas Caldas da Rainha... claro q agora é um Modelo Bonjour... eu cá preferia quando entrava lá e me diziam... Bom dia!...