segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Era uma vez … um buraco negro

Se bem me lembro, a História da Carochinha que tanto ouvi em pequeno era mais ou menos assim:


Era uma vez uma carochinha que achou cinco réis ao varrer a cozinha. Com eles, foi comprar laços, fitas e enfeites para ficar mais bonita e pôs-se à janela para ver quem queria casar com ela:

- Quem quer casar comigo, que sou bonita e boazinha?
Passou um burro e respondeu-lhe:
- Quero eu, quero eu.
- Como te chamas?
- Om, im om, om im om.
- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito grossa.

No outro dia passou um cão e ela tornou a perguntar:
- Quem quer casar comigo?
- Quero eu, quero eu.
- Como te chamas?
- Ão, ão, ão.
- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito feia.

Outro dia passou um gato e ela tornou a perguntar:
- Quem quer casar comigo?
- Quero eu, quero eu.
- Como te chamas?
- Miau, miau, miau.
- Não serves para casar comigo porque tens uma voz muito fina.

Num outro dia passou um rato e ela tornou a perguntar:
- Quem quer casar comigo?
- Quero eu, quero eu.
- Como te chamas?
- Sou o João Ratão.
- Ah! Sim. Tu serves para casar comigo.

O João Ratão e a Carochinha lá casaram e foram felizes até que um dia aconteceu uma desgraça. Um domingo, a Carochinha foi à missa e o João Ratão ficou em casa.
- Não mexas no tacho que está em cima do fogão – preveniu a Carochinha.
Mas o João Ratão, como era muito guloso, mal ela saiu foi logo espreitar lá para dentro e truz, catrapus, caiu dentro do caldeirão.
Quando a Carochinha regressou a casa e não o encontrou, procurou, procurou, correu a casa toda e nada. Pensou em ir comer sozinha. Quando foi tirar a comida apanhou um grande susto porque viu lá dentro o seu querido marido. Começou a chorar e a dizer:
- Ai, meu rico João Ratão, morreu cozido e assado no caldeirão! Ai, meu rico João Ratão, morreu cozido e assado no caldeirão!



Recordo-me que esta era uma das histórias que mães e avós contavam às suas crianças. E, provavelmente, contaram-na durante gerações.

Hoje os tempos são outros mas as histórias quase as mesmas. Só que a ingenuidade e a curiosidade de antanho foram substituídas pela ambição desmedida de agora.

Por isso me lembrei da História da Carochinha quando vi o vídeo que se segue





2 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser nesse buraco que está a massa dos BPN´s deste mundo!

Anónimo disse...

Pelos vistos já não está …

Eu bem me parecia que conhecia o artista do vídeo