sexta-feira, março 04, 2011

Bica e pastel de nata sujeitos a factura. Agora é que vai ser …

Há muito que defendo que os prestadores de serviços devem passar facturas. E faço-o naturalmente em nome da equidade que deve existir entre os cidadãos. Fará algum sentido que eu tenha que pagar todos os impostos possíveis e imaginários e um restaurante, por exemplo, só os pague pelas 50 refeições que, presumivelmente, serviu num dia quando, na verdade, foram servidas 150? Daí que, mesmo não necessitando das facturas, não prescinda nunca de as pedir em qualquer estabelecimento. É verdade que muitos deles já as fornecem espontaneamente mas ainda se ouve com frequência aquela pergunta irritante “E vai desejar factura?”. E eu desejo sempre porque acho que toda a gente deve pagar os impostos devidos.

Como o país necessita desesperadamente de aumentar as receitas, do IVA neste caso, foi avançado agora pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que o Governo pretende avançar rapidamente com a obrigatoriedade de todos os sectores de actividade passarem facturas". Até que enfim. Só tenho dúvidas se o controlo a aplicar será exequível. Há uns anos, lembro-me que as facturas da restauração apresentadas pelos cidadãos eram dedutíveis em sede de IRS mas parece-me que o Governo não irá abrir mão dessa receita na totalidade.

Restaurantes e cafés estão agora na mira da factura obrigatória. E o que acontecerá com os técnicos das reparações de automóveis ou de electrodomésticos quando fazem os orçamentos e levantam a questão “Quer com ou sem IVA”? Bem, aí há que ponderar. É que, por exemplo, num arranjo de 500 euros, 115 euros de IVA já pesa um bocado e, se o não pagarmos, já dá para ir jantar a um bom restaurante onde – fatalmente – iremos pedir factura.
Deu para perceber?

2 comentários:

Anónimo disse...

factura obrigatória para todos os serviços Já Basta de enriquecimento ilicito !!!

Vexata disse...

Parece que está bom para (a)variar menos (sem iva) e comer mais (com iva)!