quarta-feira, abril 20, 2011

Coisas que me chateiam …

Em época de Páscoa, juro que não me apetecia nada escrever sobre mais uma escandaleira que eu soube há dias. Mas, que querem, chateia-me ver como se delapidam os dinheiros públicos, ainda por cima quando tantos sacrifícios são exigidos aos cidadãos.

Temos o caso de mais uma empresa pública, a Carris, mais uma que é completamente deficitária – teve no ano passado um buraco financeiro de 776,6 milhões – e que, apesar disso teve o descaramento de ter atribuído ao seu presidente e a três dos seus administradores viaturas de topo de gama. E nem me interessa se os veículos foram adquiridos a “el contado” ou em sistema de ALD. Para mim continua a ser uma pouca-vergonha. Em tempo de crise enoja-me ainda mais.

Mas como se não fosse o suficiente e apesar dos cortes salariais aplicados na administração pública, a Companhia de Carris de Ferro de Lisboa – a Carris - teve a desfaçatez de aumentar substancialmente os vencimentos dos seus quadros superiores, um aumento que se traduziu em quase 33 mil euros a mais em comparação com 2009.

Não aceito que a justificação para os carros novos e para os aumentos seja um simples “tinha que ser, fazia parte do contrato”. Então e os funcionários públicos que tinham um salário contratualizado e que, sem apelo nem agravo, tiveram uma redução dos ordenados?

Onde estão a moral e o decoro? Até quando vão continuar estas situações?




Sem comentários: