sexta-feira, junho 01, 2012

Aluguer e arrendamento


Por todo o lado se vêem placas a anunciar o “aluguer” de apartamentos. Ouvem-se, a miúde, pessoas (muitas delas reconhecidamente cultas) afirmarem que vão “alugar” uma casa para viver ou para férias. E é capaz de não ser exactamente assim.

Porque, vejamos: Qual a diferença entre arrendamento e aluguer?

Tecnicamente, denomina-se por arrendamento quando a locação versa sobre imóveis e aluguer quando incide sobre bens móveis. Arrenda-se uma casa e aluga-se um carro, por exemplo. E sendo os apartamentos/casas/escritórios bens imóveis eles devem ser arrendados e não alugados. Certo?

É que chego a ter a sensação que sempre que digo que uma casa se “arrenda”, há quem me olhe de lado como se eu estivesse a dizer uma grandessíssima asneira. E, porque não estou, isso irrita-me!

2 comentários:

azul disse...

Devia evitar escrever coisas como "a miúde" num post a dar lições de português.

demascarenhas disse...

Caro Azul

Tem toda a razão em apontar o erro.

Onde está "a miúde" deveria ter escrito amiúde.

A si, a todos quantos nos lêem e à língua portuguesa que eu tanto amo, as minhas desculpas.